segunda-feira, 28 de julho de 2014

Um mal silencioso...

saúde
Uma doença silenciosa se alastra e já atinge pelo menos mais de 3 milhões de brasileiro.Seu nome Hepatite C.
Por preconceito ou falta de informação ela tem sido considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma pandemia levando a morte pelo menos 350 mil pessoas todos os anos.
Como é uma doença que demora até 30 anos, em média, para manifestar seus primeiros sintomas – daí o termo silencioso –, ela se desenvolve e ataca o organismo sem que se tome conhecimento de sua presença. Com isso, a pessoa contaminada passa o vírus adiante, ajudando a engrossar as estatísticas. Para piorar o cenário, poucas pessoas conhecem sua forma de contágio e complicações, e associam-na, erroneamente, a grupos de risco.
O diagnóstico começa por fazer um exame de sangue para detectar anticorpos produzidos contra o vírus, mas a prática ainda não é disseminada no Brasil.
Outra desinformação é a respeito da prevenção: hoje, não há vacina para a hepatite C, apenas para as do tipo A e B, e muitos pensam que, ao se imunizarem contra as últimas, estarão se protegendo da primeira.
Por isso, médicos insistem na realização do teste, que é gratuito. Se a hepatite C é detectada precocemente, as chances de cura vão de 50% a 80%. E a boa notícia é que os índices podem melhorar com a oferta de medicamentos mais eficazes pelos SUS.
Por isso, vá ao Posto de Saúde/AMA e veja como realizar o teste para detectar Hepatite C.





http://www.gazetadopovo.com.br/saude/conteudo.phtml?id=1341881

Nenhum comentário:

Postar um comentário