Usar aparelho ortodônticos não é mais coisa de nerd.
Muitos jovens têm apelado para o uso do "aparelho falso", porque virou moda entre os adolescentes.
Mas o que muitos não sabem é que aplicação e uso de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento de um dentista pode causar problemas de mastigação, reação alérgica, perda óssea, movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes, alertam os especialistas.
Elásticos, borrachas e fios dentários de procedência duvidosa são vendidos sem fiscalização nas ruas de São Paulo, por usuários nas redes sociais e em outros sites, para jovens de modo geral como acessórios de moda.
Os ambulantes têm vendido produtos que colocam em risco a saúde do usuários elásticos, fios de vassouras e supercolas são só algumas das matérias-primas usadas nos chamados "falsos aparelhos".
O tipo de elástico e a forma como os jovens os colocam entre os brackets pode aplicar força nos dentes de forma aleatória, provocando alteração do posicionamento dentário e consequentemente, dor.
Problemas como intrusão, quando o dente é empurrado para o interior do tecido ósseo; de extrusão, quando ele é puxado para baixo e para fora do suporte ósseo, e de giroversão, quando o dente gira no próprio eixo são somente algumas para comentar. Claro que o aparelho falso provoca uma mastigação inadequada, provocando problemas de digestão dos alimentos.~
Então não se engane.
O aparelho ortodôntico deve ser colocado e acompanhado,se necessário somente por dentistas.
É preciso cuidar no presente para que não haja maiores problemas no futuro!
Veja na página - http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/aparelho-dentario-irregular-pode-causar-ate-perda-de-dente-diz-dentista.html - fotos de dentes com aparelhos falsos e o comentários da dentista.
sugestão de leitura:
http://medodedentista.com.br/2012/08/aparelho-de-enfeite-so-se-for-assim.html
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/02/1414871-aparelho-dentario-falso-esgota-no-comercio-popular-de-sao-paulo.shtml
por Roberto Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário