quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Homenagens a Martin Luther King

memória

Homenagens ao líder de defesa dos direitos civis Martin Luther King Jr. foram celebradas nos Estados Unidos, no último dia 20/01,ao mesmo tempo em que protestos contra o tratamento dado pela polícia às minorias se espalharam por todo o país.
Os participantes do Dia Martin Luther King Jr. ligaram o feriado nacional deste ano ao grito de ordem escutado durante as manifestações dos últimos meses contra a brutalidade policial: “Black lives matter” (“A vida dos negros importa”).
Em um protesto ainda antes do amanhecer em Oakland, na Califórnia, cerca de 40 pessoas foram à casa da prefeita Libby Schaaf para pedir punições mais severas contra policiais que usam da violência contra civis.
Eles desenharam corpos no asfalto, tocaram discos com os discursos de King e projetaram uma imagem do líder dos direitos civis assassinado acompanhada da inscrição “Black lives matter”, sobre a porta da garagem da prefeita.
Outros protestos foram planejados em grandes cidades como Dallas e Nova York, onde a família de Eric Garner, morto enquanto um policial o imobilizava, deve depositar uma coroa de flores na rua do Brooklyn em que dois policiais uniformizados morreram numa emboscada em dezembro vítimas de um homem armado que dizia vingar a morte de Garner.
As decisões de tribunais do júri de não indiciar os policiais envolvidos nas mortes de Garner e Michael Brown, um adolescente desarmado que foi morto a tiros por um policial em Ferguson, no Estado do Missouri, provocaram meses de protestos em todo o país.
O sentimento de revolta ecoou mesmo nos tradicionais eventos em homenagem a King organizados em várias partes dos EUA, incluindo na Igreja Batista Ebenezer, onde King costumava pregar.
Arthur Williams, de 60 anos, de Atlanta, na Geórgia, disse que King foi uma luz guia nos contínuos esforços em direção à igualdade para as minorias nos EUA.
“A luta não parou”, disse Williams. “Mesmo com um presidente negro na Casa Branca, as pessoas da minha cor ainda são vítimas de injustiças.”
A conquista de direitos são sempre marcadas pela luta por eles!



http://www.geledes.org.br/homenagens-e-protestos-marcam-dia-de-martin-luther-king-jr-nos-eua/?utm_source=Atualiza%C3%A7%C3%B5es+Portal+Geled%C3%A9s&utm_medium=email&utm_campaign=0b8db3e44a-RSS-NEWS-Portal-Geledes&utm_term=0_449908e143-0b8db3e44a-353878317#axzz3PYllVKZc

por Roberto Andrade

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Estudantes isentos de tarifa de transporte coletivo

cotidiano

 A Secretaria Municipal de Transportes publicou, no Diário Oficial da Cidade no último dia 09/01, a portaria de regulamentação das regras para concessão do passe grátis a estudantes no transporte público. 
As regras foram estabelecidas em conjunto com o governo do Estado e confirmam os critérios para obtenção da gratuidade anunciados anteriormente. A regulamentação detalha que, nos casos onde haverá limitação por renda familiar per capita, valerá a auto declaração do estudante, que será feita na página de cadastro do Bilhete Único.
Para uso no ônibus, os alunos que estudam cinco dias por semana receberão 24 “cotas diárias” por mês. Cada “cota diária” permite até oito embarques de ônibus em um período de 24 horas. Dessa forma, o estudante tem mais liberdade para completar seu trajeto, em um ou mais ônibus, no limite máximo de até 192 embarques por mês*. 
A concessão das cotas é proporcional aos dias de aula. Portanto, se o aluno estuda uma vez por semana, receberá cinco cotas. 
As cotas não sãoGratuidade é válida para todos os alunos do ensino fundamental e médio da rede pública, alunos de universidade pública com renda de até R$ 1.182 e alunos de universidade privada beneficiários do Prouni, Fies, Bolsa Universidade ou Cotas Sociais.
Quer saber mais?
acesse:
http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?6005

por Roberto Andrade

domingo, 18 de janeiro de 2015

Inscrições do SISU

A partir desta segunda-feira 19/01, os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) poderão se candidatar a vagas em instituições de ensino superior públicas pelo Sisu. 
O período de inscrição vai até as 23h59 do dia 22 de janeiro. A candidatura deve ser feita no site do Sisu.
Podem se inscrever no sistema todos os candidatos que fizeram o Enem 2014 e que tenham obtido nota acima de zero na redação.
Algumas instituições adotam nota mínima para que o candidato possa se inscrever em determinados cursos. Nesse caso, o sistema não permitirá a inscrição.
A candidatura é gratuita. O candidato precisa apenas do número de inscrição e da senha do Enem, que pode ser recuperada no site do exame nacional.
O estudante deverá selecionar um curso como sua primeira opção e um segundo curso, que pode ser em universidade diferente, para sua segunda opção.
No momento da inscrição, o candidato deve escolher se quer concorrer à vaga pela seleção geral ou pelo sistema de cotas. Quem escolher o sistema de cotas deverá comprovar que preenche os requisitos no momento da matrícula.
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ser aprovado) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Do dia 19 ao dia 22, o candidato pode mudar suas escolhas a qualquer momento.
Os estudantes podem também consultar as notas de corte do ano anterior para ter ideia de quantos pontos são necessários para ser aprovado em seu curso de escolha.
Neste ano, o Sisu fará apenas uma chamada de candidatos aprovados. A divulgação dos resultados acontece no dia 26 de janeiro.
Quem não for aprovado no curso em que se inscreveu pode demonstrar interesse na lista de espera do dia 26 ao dia 6 de fevereiro. Esses candidatos aguardam possíveis vagas remanescentes após o período de matrícula.
A partir do dia 11 de fevereiro, as instituições de ensino superior começam a convocar candidatos da lista de espera.
Fique de olho!


fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2015-01-18/inscricoes-do-sisu-2015-comecam-nesta-segunda-feira-veja-como-fazer.html

por Roberto Andrade

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Será o fim das sacolinhas de mercado?

cotidiano

No último dia 07/01,foi publicado no Diário Oficial de São Paulo  um decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad que proíbe a distribuição e venda de sacolinhas plásticas descartáveis. 
De acordo com a prefeitura, as sacolinhas convencionais devem sumir dos mercados da cidade até o dia 5 de fevereiro. Os supermercados devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis - sacolas verdes - padronizadas pela própria prefeitura, feitas com materiais resistentes e que suportam o transporte de mercadorias em geral.
As sacolinhas descartáveis, que atualmente são distribuídas principalmente nos supermercados, estão proibidas
Já a nova sacolinha verde será usada pelo consumidor para carregar as compras e depois deverá ser reutilizada para descartar o lixo reciclável, que será enviado a uma das centrais de triagem mecanizadas ou manuais nas cooperativas. 
A sacola verde não poderá ser usada para o descarte do lixo orgânico (alimentos, cascas de frutas por exemplo) que deverá ser depositado em sacos plásticos.
A nova sacola é feita de cana de açúcar, um material renovável. Suporta carregar até 10 quilos e é cerca de 40% maior que as sacolas atualmente distribuídas nos supermercados. 
Terá resistência maior e permitirá, por exemplo, o transporte de até três garrafas PET cheias. As novas sacolas serão verdes e apresentarão orientações sobre o acondicionamento adequado dos resíduos recicláveis. 
publicidade
Além das sacolas mais resistentes para lixos recicláveis, a prefeitura pretende também criar uma sacola diferenciada, para lixo orgânico, feita com material biodegradável.
Esperamos que dê certo!


http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/sacolas-plasticas-voltam-a-ser-proibidas-em-sao-paulo,d9467bb7cf4ca410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

por Roberto Andrade

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Nova York proibe recipientes de isopor

cotidiano

A prefeitura de Nova York anunciou nesta quinta-feira que a partir de julho será proibida a venda de produtos em recipientes de isopor por causa dos danos ambientais que sua utilização representa.
A medida foi anunciada pelo gabinete do prefeito Bill de Blasio, após consultas a empresas de recipientes, vendedores e agências de saúde da cidade.
Essa iniciativa já foi tentada em 2013 pelo prefeito anterior, Michael Bloomberg, mas a ordem nunca foi executada por oposição do conselho municipal, que pediu mais tempo para ver se era possível desenvolver um sistema de reciclagem desse material.
Após confirmar que isso não é possível, a nova prefeitura decidiu proibir os recipientes, muito usados pelos nova-iorquinos para conservar e transportar comida e café.
Esses produtos causam um dano real ao meio ambiente e não têm lugar na cidade de Nova York", afirmou De Blasio em declaração que acompanhou o anúncio da proibição.
Com isso, Nova York se junta a outras 70 cidades dos Estados Unidos que adotaram uma medida parecida, entre elas Washington, San Francisco, Seattle e Minneapolis, esforço que contou com a adesão de grandes empresas para buscar alternativas de recipientes.
Nova York é a maior cidade entre as que adotaram a medida, e a que mais lixo produz. Em 2014  produziu um total de 28.500 toneladas de recipientes de isopor, o que representa um grande volume de lixo, levando em conta que trata-se de um material leve.
O lixo seja qual for está se tornando um problema de saúde pública, por isso os governo tendem a tratar essa questão mais de perto nos próximos anos!

http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/recipientes-de-isopor-passam-a-ser-proibidos-em-nova- york,46b7f74431bca410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html

por Roberto Andrade

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Você é a favor do desperdício de alimentos?

cotidiano


Aproveitando que está na hora do almoço, eu te faço uma pergunta: você se preocupa com o desperdício de comida ou é daqueles que não se importam em jogar fora? A gente precisa mudar um velho hábito: o de jogar no lixo metade do alimento, ou porque sobrou ou porque estragou na dispensa!

Mas com algumas dicas dá pra se alimentar muito bem, economizar dinheiro e preservar o meio ambiente! Antes de ir ao supermercado, faça uma lista, assim você evita comprar por impulso. Reaproveite as sobras das refeições e não tenha medo de usar cascas, sementes e bagaços, eles são fontes de vitaminas e minerais.
Compre a granel, ou seja, somente a quantidade que você precisa, isso evita embalagens descartáveis. Os alimentos perecíveis, como frutas e queijos, devem ser comprados aos poucos porque perdem a validade rapidamente. Cozinhar em quantidade para uma semana e congelar é uma ótima pedida, isso economiza ingredientes e energia!
Segui as recomendações e não desperdíce alimentos




http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/consumo-consciente/dicas-para-evitar-o-desperdicio-de-alimentos

Feliz Ano novo

O que desejamos a todos visitantes e amigos !

Blog Salvdor Moya