Adultos com teste positivo para HIV receberão medicamentos antirretrovirais do Sistema Único de Saúde (SUS) antes mesmo de apresentarem sintomas da doença ou comprometimento do sistema imunológico, a partir de 2014.
A medida, oficializada no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, foi adiantada pelo Estado em outubro. Está prevista para hoje a publicação de uma portaria com as regras que serão aplicadas no tratamento.

O novo protocolo clínico permitirá que pessoas infectadas iniciem o tratamento logo após o diagnóstico. Antes, o paciente era encaminhado a novos exames e só recebia a medicação se houvesse sinais de vulnerabilidade no sistema imunológico - quando a contagem de linfócitos CD4 fica abaixo de 500 células por milímetro cúbico. Com a expansão da oferta do tratamento, 100 mil pessoas a mais deverão receber os remédios em 2014 -um acréscimo de 32%.
Hoje, apenas Estados Unidos e França adotam esse tipo de procedimento. O Brasil será o primeiro a oferecê-lo de forma gratuita. Além disso, antecipar o tratamento diminui em 96%. o risco de transmissão do vírus.
No Brasil, os investimentos para o combate à aids devem chegar a R$ 1,2 bilhão em 2013, sendo R$ 770 milhões só em medicamentos.
No mundo, desde 2001, o número de novas infecções caiu 33%, enquanto as mortes em decorrência da aids tiveram queda de 29%. Em relação à transmissão vertical (de mãe para filho), a queda é de 51%. Os dados foram apresentados por Georgiana. Ainda assim, 35,3 milhões de pessoas têm aids no planeta e apenas 9,7 milhões têm acesso a algum tipo de tratamento.
Mas os médicos são categóricos:a prevenção é sem dúvida é o melhor caminho para quem quer viver bem e sem AIDS.
Lembram também que em casa de contaminação o tratamento é pra vida toda é o uso prolongado dos medicamentos trazem efeitos colaterais que nem sempre é possível prever.
fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,sus-vai-oferecer-remedios-contra-aids-a-todos-os-infectados-a-partir-de-2014-,1103095,0.htm
por Roberto Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário