A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta a população para o aumento de casos de catapora durante a primavera.
![]() |
catapora estágio inicial controlada |
Segundo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado), até julho já foram confirmados 2.168 casos da doença entre crianças de zero a nove anos.
A doença em geral atinge as crianças, que necessitam de cuidados especiais mas também pode infectar a população adulta.
Altamente perigosa, a catapora caracteriza-se pela presença de febre e mal-estar, semelhantes ao do resfriado, além de pintas vermelhas espalhadas pelo corpo todo, que evoluem para crostas até a cicatrização.Mesmo sem as pintas vermelhas e doença é transmissível.
![]() |
repouso é fundamental |
Após a contaminação, o paciente deve permanecer em casa, em repouso e com higiene adequada. Lavar as lesões com sabão normal durante o banho, secar, não fazer curativo e nem o usar de nenhum tipo de pomada.
Para quem tem doenças como câncer e HIV, o recomendado é a internação para tratamento adequado, evitando complicações maiores.
Segundo a médica, escolas e creches são os lugares com maior risco de contaminação do vírus. Por isso, é importante afastar a criança de ambientes coletivos, procurar o médico e iniciar o tratamento imediatamente.
Então fique atento, a qualquer sinal de catapora, procure um médico e siga as orientações!
fonte:http://noticias.r7.com/saude/casos-de-catapora-aumentam-em-criancas-na-primavera-07102013
por Roberto Andrade
por Roberto Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário