domingo, 29 de junho de 2014

Você entende o Hino Nacional Brasileiro?

Em grandes comemorações nacionais,é comum entoarmos (cantarmos) o Hino Nacional Brasileiro.
Mas muita gente canta mas não entende o que está cantando.

Por isso trazemos para você, o Hino em uma das várias versões, numa forma direta pra que você saiba do que o Hino está realmente falando: 
As margens tranquilas do riacho Ipiranga ouviram
Um grito muito forte de um povo heroico,
E, nesse instante,
O sol da liberdade brilhou no céu do Brasil,
Com seus raios muito cintilantes.

Nós conseguimos conquistar, com muitas lutas,
A garantia de sermos iguais aos outros.
Ó Liberdade,
Desafiamos a própria morte
Quando estamos junto a ti.

Viva! Viva!
País amado e adorado.

Brasil, um sonho forte, como um raio muito luminoso,
De amor e de esperança desce à terra,
Se a imagem das estrelas do Cruzeiro do Sul,
Brilha em teu céu bonito, risonho e claro.

Pela sua própria natureza és um gigante,
Gigante corajoso, és belo, és forte,
E o teu futuro vai ser grande como tu.

Brasil, Pátria querida,
Entre tantas outras nações,
Tu és a mais adorada.

Brasil, Pátria amada,
És a mãe querida dos filhos
Que nasceram aqui!

Localizado para sempre em terras magníficas,
Banhado por um oceano e pela luz de um céu imenso,
Brilhas, Brasil, joia das Américas,
Iluminado com o sol deste Continente.

Teus campos, risonhos e lindos,
Têm mais flores do que a terra mais enfeitada.
Nossas florestas têm mais vida.
Nossa vida mais amores,
Quando estamos junto de ti.

Viva! Viva!
País amado e adorado.

Brasil, que a tua bandeira estrelada
Seja um símbolo de amor eterno!
E que o verde-amarelo desta bandeira diga:
"Nós temos glórias no passado e no futuro teremos paz".

Mas se levantares a arma forte da justiça,
Verás que um brasileiro não foge de uma luta!
E quem te adora não tem medo nem da morte.

Brasil, Pátria querida,
Entre tantas outras nações,
Tu és a mais adorada.

Brasil, Pátria amada,
És a mãe querida dos filhos
Que nasceram aqui.



fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/hino.php

por Roberto Andrade



sábado, 28 de junho de 2014

Riscos de empinar pipas

O inverno é o período do ano mais propício para soltar pipa, uma das brincadeiras mais populares entre crianças e adolescentes em todo o país, devido à intensidade dos ventos típicos desta estação do ano. 


Mas a diversão pode gerar prejuízos e trazer riscos à segurança da população. 
Até agora  essa prática foi responsável por 1.922 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, que prejudicaram cerca de 500 mil consumidores.
No primeiro semestre, na região metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, foram registrados 864 desligamentos provocados por pipas na rede elétrica. 
O uso do cerol – mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores – é um dos principais causadores dos desligamentos. Eles geralmente causam o rompimento dos cabos de energia quando entram em contato com a rede elétrica. Além disso, muitos curtos circuitos são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos.
Outra novidade que surgiu nos últimos tempos, e que vem agravando os problemas e os riscos, e a conhecida linha chilena. Um tipo de cabo cortante feito em escala industrial, mais refinado e com materiais mais abrasivos do que o cerol. 
A maioria dos acidentes acontece quando o papagaio fica preso na rede elétrica e as crianças tentam retirá-lo utilizando materiais condutores, como pedaços de madeira ou barras metálicas. 
O contato com a rede elétrica pode ser fatal, além do risco de queda em função do impacto causado pelo choque elétrico. Nesses casos, as consequências mais comuns são traumatismos devido às quedas e queimaduras graves por causa dos choques.
Empine sua pipa só em lugares abertos longe dos fios elétricos,que não sejam passagem de veículos e use apenas as linhas comuns assim você poderá brincar com segurança.
Anote esta dica!



fonte:http://sites.uai.com.br/app/noticia/encontrobh/atualidades/2014/06/27/noticia_atualidades,149168/alem-do-frio-inverno-traz-os-ventos-e-com-eles-os-riscos-de-se-empinar-pipas.shtml


por Roberto Andrade



sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tozzi e sua lição de respeito à natureza

cidade de Lindóia - SP
Em tempos onde é tão discutido nossa relação com a natureza, a trajetória do médico italiano Francisco Antonio Tozzi pode ser tomada como exemplo de como viver em harmonia com a natureza, utilizando-aseu favor.
Foi pensando em preservar esta história que a família Tozzi decidiu, trazer a público, pela primeira vez, todo o acervo do patriarca e também da fundação de Águas de Lindóia* estância termal idealizada por ele. 
Guardado há décadas pela neta Mirian Tozzi, o material conta com mais de 500 fotos, documentos históricos e filmes reunidos agora em museu virtual acessível a um click.
Francisco Tozzi
Entre as raridades que podem ser encontradas nessa relíquia digital, pequenos vídeos registrados na década de 1920 e 1930 na cidade de Lindóia e, também, documentos relacionados aos fatos importantes da história do Brasil, como a revolução constitucionalista de 1932 e assuntos ligados aos presidentes Getúlio Vargas e Washington Luiz, além do escritor modernista Mario de Andrade. 
O museu ainda traz os detalhes da visita da cientista polonesa Marie Curie ao Brasil e aborda a compra de um lote das águas descobertas por Dr. Tozzi pela NASA, para a missão espacial que levou o homem à lua em 1969.

Não deixe de visitar esse museu digital por meio do link


*cidade do interior de São Paulo conhecida por ter águas com propriedades medicinais.


fonte:https://catracalivre.com.br/geral/dica-digital/indicacao/aguas-de-lindoia-ganha-museu-virtual/



por Roberto Andrade

Cuidado com o gato preto?!

Depois da lenda que diz que os gatos têm sete vidas, uma das mais conhecidas é a de que o gato preto traz azar para os que cruzam o seu caminho.
Muitos brasileiros que crêem nestes boatos evitam  cruzar com um gato de pelagem negra a qualquer custo, especialmente hoje uma sexta-feira 13.
Inspiração para filmes, histórias de bruxas e até músicas (como a de Roberto Carlo, batizada de Negro Gato), os felinos pretos passaram a ser recriminados em função dos mitos que o apontavam como um guardião da má sorte, em meados do século 11 - época em que os locais povoados pelas mulheres consideradas "bruxas" contavam com aparições frequentes de bichanos negros.
Considerados malignos pelo povo da época (que observava os hábitos noturnos dos gatos de pelagem preta e associavam à sua cor às trevas), estes bichanos passaram a ser diretamente conectados às feiticeiras e à magia negra.
Uma lenda que apontava um gato como responsável pela morte de um feiticeiro – cuja alma teria sido passada para o felino, fazendo com que este cometesse mais uma série de assassinatos – é, ainda hoje, tida como um dos principais pontos de partida para o mito de que os bichanos negros trazem má sorte.
Embora essa crença venha de muitos séculos atrás, mesmo em tempos mais antigos já havia quem ignorasse tais boatos – como era o caso do Rei Charles I, que já no século 17 tinha um gato preto como animal de estimação, contrariando todo tipo de lenda ao redor dos felinos negros e considerando o seu gatinho como um verdadeiro amuleto de sorte. O fato foi reforçado pelo destino que teve o Rei, preso e executado pouco tempo após a morte do seu bichano negro.
Independentemente das muitas lendas sobre os gatos pretos, hoje em dia já se sabe que todas as histórias inventadas sobre estes felinos não passam de mito, e que eles podem ser tão carinhosos, interessantes, amigáveis e misteriosos quanto quaisquer outros gatos. 
Portanto, não se deixe influenciar na hora de levar um novo bichano para casa, e saiba que os felinos negros também podem ser grandes companheiros e animais de estimação super fiéis.





fonte:http://mulher.terra.com.br/comportamento/gato-preto-quem-disse-que-da- azar,58026c2885596410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html



por Roberto Andrade

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Seu filho tem alergia a algum alimento?

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)* aprovou no final de maio a abertura de consulta pública sobre a inclusão nos rótulos de alimentos de informações de substâncias de possam causar alergia.

A proposta da Anvisa é que os seguintes alimentos passem a constar nesses avisos: cereais com glúten, crustáceos, ovos, peixe, amendoim, soja, leite, castanhas do pará, castanhas de caju, nozes e sulfitos (dióxido de enxofre).
O prazo da consulta pública é de 60 dias. Depois disso, a Anvisa deverá determinar qual a mensagem específica a ser escrita nos rótulos e o tamanho e posição da mensagem nos produtos vendidos em mercados etc..
Dessa maneira, será possível evitar produtos que possam trazer algum tipo de alergia para quem já teve orientação médica.
Com certeza, essa medida quando aprovada será uma conquista,que permitirá prevenir os sintomas dos que sofrem de alergias de diversos alimentos.




*ligada ao Ministério da Saúde, tem como função fiscalizar a qualidade (preparo,higiene e distribuição) dos produtos vendidos para à população.



por Roberto Andrade

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Festa junina!

Amanhã,sábado,07/06,estaremos realizando nossa tradicional Festa Junina.
Com comidas típicas, danças e brincadeiras!
Venha com sua família!

A partir das 13h até às 17h.


Esperamos todos pro grande arraiá!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Passeio gratuito de bike

Para comemorar um ano de projeto, o Bike Tour SP, que realiza passeios culturais pelo Parque Ibirapuera sobre duas rodas, agora tem outra rota e muito mais novidades.
Aproveitando a época da Copa, as bikes são enfeitadas com bandeirinhas do Brasil e, durante o passeio, o público recebe informações sobre as atrações do famoso ‘Ibira’, que é repleto de belas paisagens, museus e programações culturais.

O projeto que começo no dia 31/05 vai até 20/12 em todos os sábados deste ano(2014) com saídas às 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h. A entrada é gratuita, mas antes deve ser feita uma inscrição no site do Bike Tour SP e, no dia, os participantes devem levar 1kg de alimento não-perecível, que será doado ao NABEM (Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes).
Ao final, o grupo tira uma foto com acessórios, como plaquinhas dos times, que lembram o campeonato mundial. Para atender os turistas internacionais, o tour também é feito em Inglês.
O ponto de encontro é em frente ao MAC (Antigo prédio do Detran).
Além de ser um passeio bem legal pela cidade também é uma maneira de conhecer gente nova e quem sabe fazer novos amigos,não é mesmo?




fonte:https://catracalivre.com.br/sp/ar-livre/gratis/passeio-gratuito-de-bike-pelo-parque-ibirapuera-tem-novidades/



por Roberto Andrade