segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A história do Brasil a um palmo do chão

Novos ossos de escravos foram encontrados nas escavações feitas em frente ao Cemitério dos Pretos Novos na rua Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. 
rua Pedro Ernesto no Rio
O achado arqueológico aconteceu no meio do esforço de revitalização do centro do Rio e dá mais elementos para as pesquisas em torno do tema. 

Aproveitando-se as obras que já estão paralisando vários pontos do Centro do Rio, os arqueólogos isolaram a parte da rua na Gamboa , onde, no final dos anos 1990, foram encontrados restos mortais de escravos que morreram logo que chegaram da longa viagem nos navios negreiros.
Arqueólogos isolaram parte de rua no Rio em frente ao hoje Instituto dos Pretos Novos, centro cultural e de preservação da história da escravidão e dos negros. (Merced Guimarães dos Anjos)
O nome “pretos novos” definia os escravos recém chegados da África, que não sobreviviam ao suplício da viagem e morriam antes de serem comercializados, explica o historiador Julio Cesar de Medeiros. Ele estudou o local em uma premiada tese de mestrado.
A importância desse sítio arqueológico no Rio cresce a cada dia com o aumento dos estudos sobre a origem das pessoas escravizadas trazidas para o Brasil. Mas o local é desconhecido pela maioria da população brasileira. Ele nos revela sinais do estarrecedor passado em que a escravidão foi a base do trabalho e da economia por mais de 300 anos.
escavação
Esta é a primeira vez que a própria rua Pedro Ernesto, na Gamboa, é escavada. O historiador encontrou registros de que, no curto período de 1824 a 1830, 6.119 corpos foram jogados no local. E digo “jogados” porque eles não eram enterrados propriamente, eram descartados lá, e deixados insepultos ou apenas com um pouco de terra por cima. Até agora não foram encontrado corpos inteiros nas escavações feitas em outras partes do entorno. Uma das razões é que os ossos eram quebrados, às vezes queimados, para caber mais corpos no mesmo local.
A história do Rio, está em toda a parte, inclusive a alguns palmos abaixo do chão
A tese do professor Medeiros, que virou o belo livro “À flor da terra”, é um trabalho exemplar de investigação. O historiador encontrou os registros dos sepultamentos — ou “insepultamentos” — em antigo catálogos da Cúria Metropolitana do Estado.
Os negros recém chegados, em sua maioria, não tinham ainda nomes aqui no Brasil. Por isso o registro informa o porto onde a pessoa havia sido embarcada, a idade presumida, o navio que o trouxe e o nome do traficante. Dá para saber que havia muitas crianças. 
O catálogo analisado ponto a ponto pelo historiador trata apenas de 1824 a 1830. 
O cemitério funcionou ali desde o fim do século XVIII.
Esperamos que as escavações possam trazer novas informações sobre a escravidão no Brasil.

  
para saber mais acesse: http://www.geledes.org.br/novos-ossos-de-escravos-sao-descobertos-no-centro-rio-de-janeiro

por Roberto Andrade



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Bilhete SPtrans 2015

Já estamos recebendo o Cadastro Bilhete Único SPtrans (estudante) para o ano de 2015!
Não esqueça de retirar o formulário (Cadastro) na secretaria da escola e entrega-lá preenchida com letra legível.
Preencha todos os espaços (dados) e aguarde para validá-lo no começo do próximo ano!
Não fique fora desta!

Você sabe tmar banho direitinho?

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Parque Ibirapuera volta com show de luzes

lazer

O fim do ano chegou, e com ele todo o espírito de Natal começa a se espalhar pela cidade de São Paulo. 


Uma das atrações mais aguardadas é o espetáculo das águas na fonte do Parque Ibirapuera, que neste ano acontece de hoje, 1º de dezembro a 6 de janeiro de 2015, diariamente, em duas sessões: às 20h30 e às 21h. Totalmente gratuito.
Durante os 25 minutos de espetáculo, o show narra o sonho de uma garotinha que escreve uma carta ao Papai Noel. Além de seus pedidos  que faz ao bom velhinho, ela deseja coisas que sirvam para todos e pede um mundo melhor, mais saudável e mais feliz.
A menina sonha que anda por São Paulo e passa por vários pontos turísticos da cidade que estão enfeitados para o Natal. Essa é a primeira vez que o espetáculo é descritivo, contando uma história com narração. 
Entre as músicas que compõe a história estão, além da tradicional “Happy XMas”, de John Lennon, “Jingle Bells”, cantada por um coral infantil, temas de época cantados por Julie Andrews, temas brasileiros de Ivan Lins e Assis Valente e ainda músicas natalinas tradicionais como “Noite Feliz” e “Boas Festas”.
Com projeções natalinas e iluminação de 200 árvores ao redor do Parque, a diversão (e a emoção) está garantida para toda a família.

Não deixe de conferir!



Parque Ibirapuera
 
http://www.parqueibirapuera.org
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 10 Parque Ibirapuera
São Paulo -zona sul

https://catracalivre.com.br/sp/ar-livre/gratis/fonte-do-ibirapuera-da-inicio-aos-espetaculos-de-natal/

por Roberto Andrade


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ruas de Lazer

O programa “Ruas de Lazer”, que permite o fechamento de vias da cidade aos domingos e feriados será reformulado pela Prefeitura de São Paulo.
O objetivo da mudança é buscar maior adesão dos moradores das ruas beneficiadas, além de diminuir os impactos negativos na rotina dos cidadãos que não participam das atividades.
A pesquisa, iniciada em abril, mostrou que algumas ruas eram fechadas para serem ocupadas por mesas de bares, para retirar o fluxo de carros ou até preservar sono de moradores.
A intenção da mudança no programa é voltar ao conceito original de ampliar os espaços de lazer para os cidadãos e em especial, para a crianças, já que muitos não moram perto de um parque e não tem a oportunidade de brincar na rua com segurança. 
Veja algumas mundanças:
-Aumento da exigência de adesão dos moradores para que a via seja fechada, como forma de diminuir as reações contrárias. Agora é necessária a adesão de 80%.
-O horário de início passa de 9h para as 10h e se encerra 16h. A medida evita uma das queixas mais comuns dos moradores que não participam, que é o incomodo com barulho no início da manhã.
-Agora, além do cadastro inicial, os interessados terão de fazer ainda um recadastramento anual na subprefeitura.


fonte:https://catracalivre.com.br/geral/catraquinha/indicacao/programa-ruas-de-lazer-e-reformulado-para-incentivar-ocupacao-do-espaco-publico/

por Roberto Andrade


por Roberto Andrade



Gente sem banheiro

Pois é cerca de um bilhão de pessoas ainda não têm acesso a sanitários, o que representa um risco potencial para a propagação de doenças, como demonstrou a disseminação da febre hemorrágica do vírus Ebola, destacou um informe anual, publicado pela OMS.
Na Nigéria tem havido apelos à população para que evite a prática de defecar ao ar livre pelo temor de que o vírus se propague pelos líquidos humanos, indicou nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde, em seu relatório anual dedicado ao acesso à água e aos sanitários.

Na Libéria, o país mais afetado pela epidemia, cerca da metade dos 4,2 milhões de habitantes não utilizam sanitários. Em Serra Leoa, outro país castigado pelo Ebola, a proporção é estimada em 28% da população, acrescentou o informe.

Embora tenha havido progressos no acesso à água potável e aos sanitários, o documento destacou que "a falta de financiamento continua a limitar estes avanços".
Na África subsaariana, onde 25% da população defeca ao ar livre, estimativas indicam que uma criança morre a cada dois minutos e meio, após ingerir água não potável ou como consequência da falta de sanitários e de higiene.
Deste bilhão de pessoas sem acesso a sanitários, 825 milhões se concentram em apenas dez países, cinco deles na Ásia, sendo que a Índia aparece na liderança, com 597 milhões de pessoas, seguida de Indonésia, Paquistão, Nepal e China (10 milhões). Na África, além da Nigéria (39 milhões), completam a lista Etiópia, Sudão, Níger e Moçambique (10 milhões).
"É tempo de agir (...) Nós não sabemos ainda qual será a agenda para o desenvolvimento sustentável após 2015, mas nós sabemos que a água e os sanitários devem ser prioridades claras, se quisermos criar um futuro que permitirá que todos se beneficiem de uma vida sadia, digna e próspera", destacou, durante a apresentação do informe, Michel Jarraud, encarregado de água na ONU e secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
É tempo de mudança!


fonte:http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/oms-um-bilh%c3%a3o-de-pessoas-no-mundo-ainda-vivem-sem-sanit%c3%a1rios/ar-BBeDbys?ocid=mailsignout

por Roberto Andrade

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Aula normal nesta sexta-feira!

Informamos aos senhores pais/responsáveis e alunos que segundo Calendário Escolar nesta sexta-feira, 21 de novembro, haverá aula normal.

Contamos com a compreensão de todos!


Equipe Gestora

Amostra traz brinquedos da "Sua Infância"

 lazer

Mais uma vez, jovens, adultos e velhinhos vão ter a chance de estar no mesmo patamar etário das crianças e relembrar as delícias da infância. Isso porque vai começar no Shopping Market Place a
exposição "Sua Infância", que reúne 130 brinquedos e peças da Estrela que marcaram esse tempo tão nostálgico.
Na exposição, todos os itens estão em ótimo estado de conservação e, claro, são originais. Quem for com as crianças poderá deixá-las em um espaço com atividades e brinquedos atuais da fabricante.
A mostra pode ser conferida de 29 de novembro a 4 de janeiro de 2015, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
A entrada é gratuita.

Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902
Vila Cordeiro
São Paulo
tels.3048-7000 e 3048-7000

fonte:https://catracalivre.com.br/sp/catraquinha/gratis/exposicao-nostalgica-reune-130-brinquedos-da-infancia-no-market-place/

por Roberto Andrade


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Feriado estadual 20 novembro

Informamos que amanhã, 20 de novembro, não haverá aula para nenhum turno, por se tratar de Feriado Estadual.
Neste dia comemora-se Dia da Consciência Negra, em alusão ao líder Zumbi dos Palmares.

Contamos com a compreensão de todos!

Equipe Gestora

Festa no Vale do Anhangabaú

lazer

Do tradicional samba do mestre Paulinho da Viola ao reggae do quinteto Inner Circle. Passeando por diversas vertentes da música africana, o Vale do Anhangabaú vai comemorar o Dia da Consciência Negra, nesta quinta, dia 20, com muita música boa. Das 11h às 22h30, um palco montado em meio ao centro da cidade vai ser o ponto de encontro principal para brindar a negritude. A entrada para o evento é totalmente gratuito.

E assim será o marco do "Novembro Negro", cujo grande representante nacional é Paulinho da Viola. O sambista, padrinho da Velha Guarda da Portela e compositor de sambas consagrados como “Foi um rio que passou em minha vida”, estará na programação para animar o público.
Junto a ele estão artistas como Jimmy Bo Horne (EUA), Keziah Jones (Nigéria), Inner Cicle (Jamaica), Lurrie Bell (EUA) - acompanhando do renomado gaitista brasileiro Big Chico, “Homenagem ao Buena Vista Social Clube e Ibrahim Ferrer” (Cuba) e Tony Blackman (EUA).
A contribuição negra da música nacional contará também com Dj Hum & Lady Zu, Banda Black Rio e Banda Bola de Meia.



fonte:https://catracalivre.com.br/sp/ar-livre/gratis/vale-do-anhangabau-e-palco-de-musica-negra-com-paulinho-da-viola-e-mais/

por Roberto Andrade

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cais do Valongo - possível patrimônio da humanidade

cultura

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura do Rio de Janeiro elaboraram dossiê técnico para reconhecer o Cais do Valongo, descoberto no Rio de Janeiro em 2011, como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A proposta foi aceita em janeiro e faz parte de um processo de reconhecimento da matriz africana da capital carioca, expressa no Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. 
O pedido de inclusão que obedece a critérios preestabelecidos pelo Comitê do Patrimônio Mundial se dá no momento em que se comemoram os 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, além da Década Internacional de Afrodescendente, instituída pela Assembleia Geral da ONU.
A eleição do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial representará seu reconhecimento como memória da violência contra a humanidade representada pela escravidão, fortalecendo as responsabilidades históricas, não só do Estado brasileiro, como de todos os países membros da Unesco. Será, ainda, a valorização da contribuição dos africanos na formação dos povos do continente americano. 
O Cais do Valongo de 1811 foi encontrado em 2011 quando funcionários da prefeitura carioca trabalhavam na revitalização da Zona Portuária para a Copa de 2014. Durante as escavações, foi encontrado ainda o Cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina, que se casaria com Dom Pedro II. Os tesouros arqueológicos estavam escondidos sob a Avenida Barão de Tefé há pelo menos um século.
O Cais da Imperatriz teria sido construído sobre o Cais do Valongo logo após a primeira lei contra o tráfico negreiro, em 1831, com o objetivo de apagar a realidade de mercado escravagista do local,
considerado o maior porto de chegada de escravos do mundo. A proposta de embelezamento do Cais era colocar um fim àquela etapa da história, então vista como uma vergonha.
Embora as obras estejam paradas,esperamos que ao ser retomadas possam saber mais sobre o tráfico de escravos e a população do Rio de Janeiro do século XIX.


fonte:http://www.brasil.gov.br/cultura/2014/09/cais-do-valongo-rj-pode-se-tornar-patrimonio-da-humanidade

por Roberto Andrade

Wildeck - novela angolana será exibida no Brasil

cultura

Uma trama que leva o telespectador a refletir sobre a escolha de caminhos para alcançar os sonhos. É o que os telespectadores podem esperar da novela angolana Windeck, que será lançada nesta segunda-feira,10/11, no auditório da sede da Fundação Cultural Palmares, em Brasília. 
Windeck será a primeira novela africana a ser exibida pelo Brasil e chega à TV Pública brasileira com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil, que transmitirá a novela diariamente a partir desta segunda às 22h. A iniciativa faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra.
Com um elenco recheado de grandes estrelas da dramaturgia angolana, a novela se passa em Luanda nos dias de hoje e a trama fala sobre os dilemas da vida moderna – como a ascensão social – que fazem com que as personagens constantemente se confrontem com a tentação e tenham que optar entre a ética e a ambição desmedida.
O cenário para o desenrolar da história é o dia a dia da redação de uma revista de estilo de vida, a Divo, onde reinam a beleza, o glamour e os sonhos. 
Produzida em 2012 pela Semba Comunicação, a obra foi escrita por Miguel Crespo, Coréon Dú, Isilda Hurst, Joana Jorge e Andreia Vicente, e teve direção de Sérgio Graciano.
A novela já foi exibida pela TPA (Angola) e pela RTP1 (Portugal) recebendo boas críticas e aceitação do público. Em 2013, esteve entre as quatro telenovelas indicadas ao Emmy Internacional. 



http://www.brasil.gov.br/cultura/2014/11/novela-angolana-sera-exibida-no-brasil


por Roberto Andrade

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O mundo da orquestra

dica de lazer

Quer conhecer um pouco sobre o mundo de uma orquestra e seus instrumentos?
Então entre no site Brincando de Orquestra!
Lá você vai encontrar jogos divertidos para aprender como funciona uma orquestra e seus naipes, dicionário musical, além de um tutorial para os professores que decidirem usá-lo em sala de
aula.
A plataforma procura trazer um primeiro contato com o universo sonoro da orquestra sinfônica. Além disso, pretende auxiliar o professor da rede pública a conduzir o primeiro contato das crianças, particularmente no ensino fundamental, com o universo da música sinfônica.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Orquestra Petrobrás
Sinfônica, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca.
Não deixe de acessar!




fonte:https://catracalivre.com.br/geral/catraquinha/indicacao/portal-insere-criancas-no-mundo-da-musica-classica/

por Roberto Andrade







Ponto Facultativo

Informamos aos senhores pais/responsáveis e alunos, que na próxima sexta-feira, 31/10, Não haverá aula,por ter sido decretado Ponto Facultativo em comemoração ao Dia do Funcionário Público.


Contamos com a compreensão de todos!


Equipe Gestora


por Roberto Andrade

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Reciclagem vidas

No presídio de Papuda, em Brasília, Fernando de Figueiredo aprendeu a confeccionar bolas com as próprias mãos durante os seis anos que passou do outro lado da ‘muralha’. Tudo o que aprendeu nas oficinas de trabalho artesanal foi o suficiente para que o ex-detento colocasse em prática um antigo plano dividido com outros três amigos dos tempos de reclusão. Assim surgiu a cooperativa de madeira sustentável Sonho de Liberdade, projeto social que busca reinserir ex –presidiários ao
mercado de trabalho formal.
Anos antes, durante os tempos de cárcere, os quatro amigos já discutiam a possibilidade de abrir um negócio próprio diante do esperado preconceito que viriam a enfrentar.
Em 2005, já nas ruas da Cidade Estrutural, comunidade formada catadores de lixo na periferia do Distrito Federal, o grupo deu início às atividades da empresa, ainda com a produção manual de bola – mesmo com a desleal concorrência do mercado estrangeiro liderado pela China e Afeganistão.
Dois anos depois, Fernando e seus amigos enxergaram na reciclagem de madeiras descartadas um novo caminho para impulsionar as finanças. Com o novo conceito de trabalho, materiais sem uso utilizados pela construção civil, comércio e da indústria passaram a ter novo valor, produzindo estacas para marcações topográficas e condução de mudas.

Desde que foi formalizada, no dia 7 de maio de 2009, a cooperativa tem apenas motivos para comemorar. Com renda anual de aproximadamente 1 milhão de reais, a empresa reúne hoje mais de 80 colaboradores na produção de móveis, bolas e outros matérias. A empresa também tritura madeira para transformá-la em combustível.

Em quase 10 anos de história, a cooperativa que teve sua fundação atrás das grades, hoje pode ser considerada uma porta de entrada para novos caminhos. Ao aliar sustentabilidade, engajamento social e empreendedorismo,a Cooperativa Um Sonho de Liberdade não recicla apenas madeiras, mas vidas.




fonte;:ttps://catracalivre.com.br/geral/emprego-trabalho/indicacao/formada-por-ex-detentos-cooperativa-usa-sustentabilidade-para-reciclar-vidas/

por Roberto Andrade

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Torre de bambu traz água da atmosfera

polêmica


Você já sabe que a água é cerca de 70% do corpo humano. E que a população mundial cresce ano após ano, aumentando a demanda por recursos naturais. E que os efeitos do aquecimento global vêm sendo percebidos em vários locais do planeta. Isso sem contar regiões onde a água sempre foi um bem escasso.

Dada essa equação, criar novas fontes de água doce é uma questão que está na ordem do dia. E o WarkaWater é prova viva daquele famoso provérbio que diz que “a necessidade é a mãe da

invenção”. Criado pelo arquiteto italiano Arturo Vittori, o WarkaWater é uma torre que capta o vapor da atmosfera e o transforma em água potável. Mas se engana quem está imaginando altas cifras e tecnologia de ponta.
A torre é construída sobre uma base feita em bambu ou talos de junco. Na parte interna, é forrada por uma malha plástica. Fibras de nylon e polipropileno captam gotículas de orvalho e, ao escorrer, a água fica armazenada em uma bacia na
parte inferior da torre. Completando o conjunto, uma coroa de pequenos espelhos ajuda a manter as aves distantes para evitar contaminações.
A estrutura mede cerca de 9 metros, pesa em torno de 90 quilos e é toda modular, não sendo necessários andaimes ou equipamentos elétricos para colocá-la de pé. A estimativa é de que consiga coletar até 100 litros de água por dia.
Em 2015, um protótipo do WarkaWater será
levado à Etiópia. Se por um lado a escala ainda é reduzida, o projeto serve de piloto para mais iniciativas inovadoras e sustentáveis assim.




http://www.hypeness.com.br/2014/10/torre-feita-de-bambu-transforma-umidade-do-ar-em-agua-potavel/


por Roberto Andrade

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Apresentação Cultural: quinta-feira,30/10

Convidamos a todos para realização da Apresentação Cultural de nossa Escola, na próxima quinta-feira,30 de outubro!

Muita música,brincadeiras, apresentação de bandas,teatro,lanches enfim um dia pra unir toda família e seus filhos.
Ela estará aberta das 10h às 12h/ das 14h às 17h/das 19h às 21h.

Toda criatividade e participação será realizada por nossos alunos, professores, pais e ex-alunos.

Esperamos todos!

Equipe Gestora


por Roberto Andrade

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cuide-se em tempos secos

Dias e noites de muito calor, tempo seco com umidade desértica (12%) e sem previsão de chuva intensa e, ainda por cima, a escassez de água. Estes fatores todos não influenciam negativamente apenas em nosso bem-estar, como também são prejudiciais à saúde. 

Neste caso, é fundamental ter uma  boa alimentação para evitar, acima de tudo, a desidratação, que acaba facilitando o contagio de outras doenças, como viroses, por baixar nossa imunidade.
Como se prevenir? É fundamental se manter hidratado. Sendo assim, é importante consumir bastante água. Em tempos quentes, o indicado é tomar, no mínimo, dois litros de água por dia. Quem não tem o hábito de ingerir a bebida com frequência, pode recorrer às opções aromatizadas da bebida. Basta adicionar folhinhas de hortelã, cascas de laranjas ou limão, erva cidreira ou até mesmo gotas do suco de frutas.
E para se lembrar de beber água – sim, tem gente que acaba esquecendo – o ideal é apostar nas garrafinhas térmicas. Dentro ou fora de casa, tenha uma em vista, assim, automaticamente, irá optar pela bebida quando tiver sede ou sentir muito calor.
Vale lembrar que a higienização (limpeza) desses refratários é essencial. Evite compartilhar garrafinhas com outras pessoas e lave bem antes toda vez que for reabastecê-la com bebida. São atos simples, mas que evitam a contaminação e transmissão de doenças.
Outra fonte de hidratação são as frutas. As mais recomendadas são coco verde (em especial a água de coco, que é rica em potássio), laranja, melancia e melão. Por serem compostas basicamente de água, são as que mais têm efeito positivo. Quem trabalha fora pode levar ameixa, damasco, uva passa e sementes como lanchinho, que também contribuem para hidratar o organismo.
Cuide-se,sua saúde seu maior tesouro!



fonte:https://catracalivre.com.br/geral/saude-bem-estar/indicacao/dicas-de-alimentacao-para-enfrentar-o-tempo-seco/

por Roberto Andrade

Fita anti-furo para pneus de bicicletas

Já existe no mercado uma solução simples para evitar furos nos pneus das bicicletas. Chama-se fita anti furo e pode ser adquirida em quase toda loja especializada.

Solução bastante eficiente, especialmente para quem pedala no ambiente urbano e sempre corre o risco de encontrar objetos pontiagudos pela rua, ou até mesmo tachinhas colocadas propositalmente em ciclovias - como ocorreu em São Paulo.

A fita é instalada entre a câmara e o pneu, servindo de barreira para objetos pouco perfurantes. A instalação do produto é simples e pode ser feita por qualquer pessoa, mas exigem cuidados especiais. Confira algumas dicas abaixo no vídeo do canal TV Pra Quem Pedala:
Segundo o site Vá de Bike, o preço da fita antifuro no mercado brasileiro, atualmente, varia entre R$ 40 e R$ 120.
Embora o preço seja caro por enquanto, tende a baixar futuramente!




fonte:https://catracalivre.com.br/geral/mobilidade/indicacao/pneu-da-bicicleta-furou-conheca-a-fita-antifuro/

por Roberto Andrade

Suspensão de aula nesta sexta-feira!

Informamos que nesta sexta-feira, 24/10 não haverá aula para nenhuma das turmas. O prédio foi requisitado pela Justiça Eleitoral para acomodar cabines de votação.

Agradecemos a compreensão de todos!


Equipe Gestora


por Roberto Andrade

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Reunião de Pais e Mestres 2º Bimestre 2014

Informamos aos senhores pais/responsáveis que amanhã,quinta-feira, 23/10 realizaremos a Reunião de Pais e Mestres referente aos rendimentos do 3º Bimestre.
Para as turmas da manhã será das 7:30h às 10:30h. Já para as turmas da tarde das 13:30h às 16:30h. E para as turmas da noite das 19:30h às 21:30h.

Contamos com a presença de todos!

Equipe Gestora

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Nível do Cantareira caí para 4,5%

Esta terça-feira, 14/10, o nível do Sistema Cantareira caiu para 4,5%, índice que bate novo recorde como o pior da história. A medição é da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). 
De acordo com os dados, neste mês de outubro choveu apenas 0,4 milímetro na região dos reservatórios, sendo que a média histórica para o período é de 130,8 mm. 
A situação do Alto Tietê é outro alvo de preocupação. Também nesta terça-feira, a medição da Sabesp registrou nível de 10,1%. As chuvas na região foram de 7,2 mm, sendo que a média histórica do mês é de 117,1 mm. 
O Sistema Cantareira abastece 8,1 milhões de pessoas em São Paulo (zonas Norte e central e parte das zonas Leste e Oeste).
O Alto Tietê, por sua vez, fornece água a 3,1 milhões de habitantes da zona leste de São Paulo e dos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. Também abastece parte de Guarulhos, Mauá, Santo André e Mogi das Cruzes.
Esta é a maior crise hídrica(de água) da história de São Paulo. 
De acordo com o governo do Estado, a partir do dia 30 deste mês (outubro), parte do volume do Sistema Guarapiranga passará a ser usada em complemento ao Cantareira. 

Por isso precisamos economizar parte da água que abastece nossa região será "mandada"para o reservatório Cantareira!


fonte:http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/sp-nivel-do-cantareira-cai-para-45-e-bate-novo-recorde,f4a69ee380f09410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

por Roberto Andrade

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Você gosta de pipoca?

É comprovado que a pipoca faz bem à saúde e não engorda, além de desacelerar o envelhecimento e prevenir doenças como diabetes e câncer. Todos esses benefícios são atribuídos à pipoca porque ela contém altas doses antioxidantes poderosos que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres.
O que pode prejudicar o alimento é a forma de preparo e os ingredientes adicionados a ele. O óleo ou a manteiga, tradicionalmente usados para estourar o milho na panela, são fonte de gorduras que fazem mal à saúde e podem aumentar os níveis de colesterol. Já o sal ou o tempero adicionados posteriormente, acarretam em um aumento de sódio no organismo, que pode provocar inchaço no corpo e elevar a pressão arterial.
Usando o saco de pão, é possível fazer pipoca de forma mais saudável. Isso porque esse tipo de preparo dispensa o uso de óleo ou manteiga, eliminando os males desses ingredientes.
Você vai precisar de 1/2 xícara (chá) de milho de pipoca, 1 saco de pão vazio e 1 folha de papel toalha. Para preparar, coloque o milho dentro do saco e feche bem enrolando as pontas. Posicione a folha de papel-toalha embaixo do saco de pão e coloque no micro-ondas por aproximadamente 3 minutos. Está pronta!





por Roberto Andrade

Uso da água requer bom senso!


O que você acha desta cena?

Pois é! Mesmo com problemas sérios no abastecimento de água, muita gente ainda se vê no direito de lavar sua calçada usando a mangueira.
Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal de sua casa. Ou use a água de enxágue, das roupas lavadas no tanque ou na máquina de lavar.

Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água.

Pense e adote esse hábito! Para seu bem e todos.
Converse com seus vizinhos!



fonte:http://site.sabesp.com.br/Pages/UsoRacionalAgua/DicasEconomia.aspx

por Roberto Andrade




sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Vacinação antirrábica começa amanhã 11 de outubro


A vacinação de cães e gatos se inicia no próximo dia 11 e se estende até 24 deste mês de outubro!
Não deixe de vacinar seu animal de estimação!

por Roberto Andrade

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Recesso escolar 2014

Informamos aos senhores pais/responsáveis e alunos que durante a próxima semana - 13 a 17 de outubro - não haverá aula para nenhuma das turmas.
Estaremos de Recesso, conforme Calendário  Escolar aprovado pela  Secretaria Estadual de Educação.
Retornaremos normalmente na próxima segunda-feira, 20 de outubro.

Desejamos Bom Recesso à todos!


Equipe Gestora


por Roberto Andrade

Será o fim das sacolinhas nos mercados

O Tribunal de Justiça de São Paulo afirmou, quarta-feira, 08/10  que a lei que proíbe o uso de sacolinhas plásticas em supermercados e outros estabelecimentos comerciais da cidade já pode entrar em vigor, mas que cabe à prefeitura decidir quando ela começará a valer.
No dia 1º deste mês, a Justiça paulista decidiu que a lei é constitucional.
Ontem, a prefeitura disse, em nota, que espera a publicação da decisão da Justiça para "para saber quais os termos da decisão do processo e, a partir disso, serão definidas as ações para a fiscalização nos estabelecimentos".

O tribunal, no entanto, afirmou que avisou a prefeitura no dia 2 de outubro.
O TJ derrubou uma liminar obtida pelo Sindiplast (Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo) que considerava a lei inconstitucional.
O argumento do sindicato é que o município não pode legislar sobre um tema federal.
Agora vamos aguardar a atitude da Prefeitura!




fnte:http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/2014/10/1529667-prefeitura-definira-quando-sacolinhas-serao-proibidas.shtml

por Roberto Andrade

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Escavações localizam ponto de partida de Colombo

polêmica
A descoberta de diferentes tipos de materiais artesanais e de pesca nas escavações que são realizadas há dois meses (2014) nas proximidades de La Fontanilla (Espanha)na cidade de Palos de la Frontera, ao que tudo indica estabelecem o ponto exato de onde partiram as três caravelas de Colombo rumo ao Novo Mundo, em 1492.
Apesar de em 1992 ter vindo à tona o fato de as instalações portuárias pertencerem à área conhecida como La Vaguada, somente hoje, 24 anos depois, com o professor de
escavações
arqueologia Juan Miguel Campos liderando trabalhos de escavação no local, está sendo possível verificar tal evidência.
Fontes históricas dizem que o porto de Palos,foi o local onde Colombo fez os acordos necessários para poder levar sua missão adiante", afirmou Campos, para quem "este achado foi o que nos trouxe maior satisfação".
Ele também disse que foi nesta nova fase de trabalho que foram localizados os dois últimos itens, permitindo então que seja determinada o local exato do porto, portanto de onde Colombo saiu em direção ao Novo Mundo.
Os vestígios indicam que o Palos era "um complexo único na Espanha" naquela época.
Além disso os testares, lugares onde eram abandonadas as produções defeituosas, revelam que eram feitas no local peças de cozinha e mesas de tradição mouriscas, além de réplicas de cerâmicas finas de outros lugares.
Colombo
Foi "mais gratificante" encontrar evidências e restos da alota, um lugar multifuncional onde eram feitas as transações de "um porto próspero e de caráter internacional", como foi o de Paus desde a segunda metade do século XV até princípios do XVI.
Ainda há um mês de escavações pela frente. Terminado este período, será necessário desenvolver um intenso trabalho a fim de verificar os "milhares de dados" encontrados e juntar cada vez mais informações sobre o histórico do porto, segundo o professor
Porto este que, por si só, independentemente dos vestígios arqueológicos, deveria ser "um lugar de primeira ordem, um local histórico".
Trata-se de um ponto de extrema importância dos lugares ligados à expedição, assim definido por ser um dos mais importantes do mundo, o ponto de partida para o descobrimento da América. 
A prefeitura de Palos reconhece o valor desta descoberta e tem como objetivo a recriação destes espaços, a partir de uma primeira reconstrução virtual que já está sendo realizada pela equipe de pesquisa.



http://noticias.terra.com.br/ciencia/arqueologos-encontram-ponto-de-partida-de-cristovao-colombo-rumo-as-americas,11784080fc9e8410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html

por Roberto Andrade


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Que tal fazer um curso técnico?

Está em dúvida em decidir o que procurar para sua futura profissão? 
Que tal pensar em fazer um curso técnico?
Os cursos técnicos estão cada vez mais valorizados e lideram a preferência dos estudantes do ensino médio. Muitos jovens encontram nesse tipo de formação o caminho mais curto para conquistar um bom emprego. 
O Senai  no ano passado (2013) chegou  oferecer  mais de 18 mil vagas. 
São ofertas para todas as regiões e alguns cursos são gratuitos. Entre os mais procurados, estão os de eletromecânica, informática e vestuário.
A grande novidade recente é o curso técnico à distância em automação industrial.
Como se trata de um curso extremamente prático, a preocupação foi criar ambientes que simulam a realidade para que o aluno possa mesmo à distância, desenvolver habilidades. Apenas 20% do curso é presencial.
Mas não é apenas o Senai que oferece opções de cursos técnicos. 
Na maioria, o estudante não paga nada e em até dois anos sai com o diploma nas mãos. As áreas mais concorridas são: enfermagem, vestuário, contabilidade, administração e principalmente segurança do trabalho.
Até pouco tempo o curso técnico em segurança do trabalho era uma área explorada quase que exclusivamente pelos homens. 
Professores têm se surpreendido com o interesse feminino. Nas salas de aula de todo o país, elas representam mais da metade das turmas.
E segundo especialistas a tendência é um crescimento de profissões técnicas por serem cursos mais rápido e oferecer um retorno financeiro mais consiste.
Pense, pesquise e veja se não um curso que o atraia para essa nova realidade do mundo do trabalho!



fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/02/cursos-tecnicos-sao-cada-vez-mais-procurados-por-jovens-profissionais.html

por Roberto Andrade


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Uma exposição muito antiga

crônica

A professora escolheu levar a turminha do primeiro ano para um passeio muito empolgante e radical: ela resolveu levar a criançada a uma exposição onde os pequenos poderiam conhecer um pouco da antiga cultura dos povos gregos e romanos. 
A excelente mostra contava com muitos peças originais como: esculturas, armaduras, escudos, lanças, armas e muitos outros artigos utilizados na antiguidade. 
- E então Felipe! Está gostando da exposição? Perguntou a entusiasmada professora. 
- Da hora professora! Eu achei muito legal aquela armadura alí. Parece o homem de ferro. 
- E você Bruninho? Do que você gostou mais? 
- Professora eu gostei mais do cachorro quente. Respondeu o concentrado menino. 
- Bem! Agora vamos ver as meninas. Jéssica! O que você está achando da exposição? 
- Professora! Eu não estou gostando daqui não. Disse a menina. 
- Por que não meu amor? Você está com medo das esculturas?...Das armaduras? 
- Não! Eu não estou gostando daqui porque aqui só tem coisa quebrada, enferrujada e velha. Justificou a pequena estudante. 


Edilson Rodrigues Silva


http://recantodacronica.blogspot.com.br/2012/05/uma-exposicao-muito-antiga-cronicas.html

por Roberto Andrade