O que você faz com o remédio líquido que sobrou ou já venceu? Joga no lixo ou despeja na pia ou no vaso sanitário?
Segundo os especialistas, não se deve descartar nenhum medicamento no lixo comum, nem no vaso sanitário, pois eles têm compostos de substâncias químicas que colocam em risco a saúde de não só de pessoas mas também levam a contaminação da água e do solo.

Não se deve usar potinhos de remédios para guardar moedas, temperos as embalagens dos medicamentos e nem reaproveitar-los para guardar outras substâncias de consumo, devido à contaminação dos resíduos que ainda presentes.
Mesmo que vagarosamente, essa realidade está mudando: associações e empresas da indústria e do comércio farmacêuticos, assim como instituições de coleta seletiva, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estão discutindo o melhor de resolver esse problema.
Enquanto isso, iniciativas particulares promovem programas de conscientização e informação para o consumidor final, investindo em coletores específicos nos pontos de venda de medicamentos (farmácias e drogarias) e divulgando os programas.
É necessário tratar medicamentos e objetos perfurocortantes de modo diferente dos demais resíduos em sua casa.
Não se preocupe em colocar a pomada aqui, o frasco de pílulas acolá, a cartela de comprimidos em outro lugar.
O importante, mesmo, é diferenciar o que pode machucar quem irá manusear seu lixo daquilo que está protegido por uma embalagem.

Sendo assim, ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém os demais produtos, como restos de remédios e itens fora do prazo de validade. Se a loja não disponibilizar coletores com as devidas separações, informe a quem receber de suas mãos o que cada sacola contém.
O objetivo final desses produtos é a incineração (queima em lugares próprios) para que nem o meio ambiente e nem animais ou pessoas sejam prejudicados pelos seus materiais ou produtos químicos.
Faça sua parte! Compartilhe essa publicação e comente com seus amigos e familiares e contribua para a não poluição do nosso meio ambiente.
fonte:http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/116/como-descartar-medicamentos-corretamente-devolver-remedios-vencidos-ou-suas-274262-1.asp/
por Roberto Andrade
devolverp://
Nenhum comentário:
Postar um comentário