sábado, 14 de março de 2015

Você já se alistou?


Os jovens do sexo masculino nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015 precisam se apresentar na Junta de Serviço Militar (JSM) municipal para o alistamento militar obrigatório. O prazo para alistamento fica aberto até o dia 30 de junho.
Para cumprir o dever cívico, os jovens do sexo masculino precisam apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e duas fotos 3x4 (recente).Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência precisam entregar atestado médico. Todos os documentos necessitam ser apresentados em suas versões originais.
Conforme estabelece a Constituição Federal, o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte ou assumir cargos no serviço público.
O jovem em situação irregular com o Serviço Militar também fica impedido de prestar vestibular ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, além de estar sujeito ao pagamento de multa - cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.




fonte:http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2015/01/jovens-nascidos-em-1997-devem-se-preparar-para-alistamento-militar

por Roberto Andrade

sexta-feira, 13 de março de 2015

A dengue em São Paulo


Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve na última sexta,06/03,em São Paulo onde participou de reuniões e eventos, chamando a atenção para a importância do combate ao mosquito transmissor aedes aegyti (dengue). 
O período de março a maio é, historicamente, o de maior transmissão da dengue, e isso acende o alerta para a necessidade de redobrar as ações de vigilância, por isso fique alerta!
"Dor abdominal persistente com vômitos, é sinal de agravamento, por isso a pessoa precisa ser hidratada imediatamente. Não precisa, sequer, esperar para ir ao hospital ou para a Unidade de Pronto Atendimento. Na própria poltrona da Unidade Básica de Saúde, do posto ou da clínica privada, já se deve começar a hidratação. Isso é decisivo para que não ocorram óbitos”, alertou o ministro.
Nos dois primeiros meses deste ano, registrou-se aumento de 139% dos casos notificados de dengue, comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 174.676 notificações em janeiro e fevereiro de 2015, contra os 73.135 do ano passado.
“É preciso eliminar os criadouros do mosquito ao longo de todo ano, redobrando os cuidados, nesta época em especial, e acabar com as larvas nos nossos domicílios. As prefeituras devem fazer o processo de pulverização onde encontramos situação epidêmica e os serviços de saúde, públicos e privados, adotar os protocolos de manejo dos pacientes indicados pelo Ministério da Saúde”, destacou o Chioro.
A própria estocagem inadequada de água pode ser um dos fatores que aumentam a proliferação do mosquito. “Em muitas regiões, por conta da falta de água, as pessoas acabaram acumulando água em casa. Isso ajudou também a ampliar a proliferação do mosquito”. Segundo Chioro, 15 minutos são suficientes para que as famílias façam uma vistoria em casa e elimine qualquer situação que pode servir de criadouro do mosquito, como toneis de água destampados, vasos de plantas, calhas sujas, brinquedos de crianças.
A preparação contra a dengue foi reforçada com a distribuição de insumos estratégicos, como larvicidas, inseticidas e kits para diagnóstico.
Faça sua parte!
O Ministério da Saúde recomenda algumas medidas de prevenção, entre elas: manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; colocar as garrafas com a boca para baixo; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada; colocar areia nos pratos das plantas, entre outras.
Proteja a sua vida e ado semelhante!


por Roberto Andrade


Banheiro público do futuro

A empresa Public Facilities & Services instalou em uma estação de metrô de Atlanta (EUA) um banheiro público "do futuro" que foi desenvolvido para estar sempre limpo e pronto para qualquer pessoa utilizá-lo.
A ideia busca resolver os problemas de higiene em banheiros públicos de grande parte dos países. O novo banheiro é limpo "magicamente", usa spray antibacteriano, utiliza jatos de alta pressão para lavar a sujeira do chão e das paredes e, logo em seguida, um aparelho seca o piso em segundos.
Com o sistema, a empresa pode gerenciar a instalação remotamente e programar após quantas utilizações ou horas o banheiro deve ser lavado. Além disso, o local tem tecnologias que dispensam o contato das pessoas com os objetos, como o papel higiênico que desliza automaticamente e os sensores nas torneiras.
O banheiro instalado em Atlanta é um teste e, caso tenha êxito, a cidade pode GANHAR outras instalações da empresa.


por Roberto Andrade

quinta-feira, 12 de março de 2015

Reunião de Pais amanhã!

Nossa escola realizará amanhã,13 de março,sexta-feira, a Reunião de Pais e Mestres nos seguintes horários:
Período da manhã: das 07:30 às 09:30 para os 9ºs anos e Ensino Médio - para os demais aula normal!
Período da tarde: das 16h às 18H para 6ºs, 7ºs e 8ºs  - para os demais aula normal!
Período da noite: das 19h às 20h para todo o ensino Médio regular e EJA - aula normal das 20:45 ás 23h.

Os pais/responsáveis devem se fazer presentes, pois é um momento único para que os professores possam o comportamento dos alunos em sala e discutir sobre projetos da escola!


por Roberto Andrade

segunda-feira, 2 de março de 2015

Neste verão cuide de seus animais de estimação

Em dias de verão é muito comum ver cachorros e seus donos passeando no parque, na rua, fazendo uma caminhada para se exercitarem.
Contudo, é preciso um cuidado redobrado com nossos amigos de quatro patas. Como os cães não transpiram, a respiração é a única forma de controle da temperatura do corpo. No calor, porém, esse mecanismo é prejudicado.
Um exemplo claro de alerta é sobre o aumento da temperatura, conforme explica o Move Institute, na campanha ‘patas felizes em dias ensolarados’: “Quando as temperaturas sobem muito e os termômetros marcam 30 graus, por exemplo, o asfalto pode chegar a 50°.”
Por isso, passear com os pet’s nestas condições pode causar queimaduras sérias nas patas. Além disso, os animais podem sofrer com a síndrome de exaustão, pois não conseguem controlar o calor demasiado apenas através da respiração, o que pode levá-los à morte.
Já com os amigos felinos, devido à rotina diferente em relação aos cães, os cuidados são outros. “O momento de atividade dos gatos é noturno, quando a temperatura já está bem mais baixa”, explica Thais Pelisari, veterinária com especialização em clínica e cirurgia de pequenos animais.
Os felinos são, em sua maioria, sedentários e acabam tendo outras doenças decorrentes desse comportamento. Eles não desenvolvem síndrome da exaustão, contudo, reforça Thais “nestas estações muito quentes é preciso ficar atento, porque os gatos de pelo longo podem ter hipotermia, já que, às vezes, ficam fechados em casa ou apartamento o dia todo”.

https://catracalivre.com.br/geral/verao-2/indicacao/sindrome-da-exaustao-cuidado-com-seus-pets-no-verao/

por Roberto Andrade