quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Água:sabendo usar não vai faltar?

Você sabia que 97,5% da água do planeta Terra é salgada?
Apesar de ser comum dizer que a Terra é o planeta água, apenas 2,5% desse recurso na Terra é doce – ou seja, pode ser usado para consumo próprio. Além disso, a maior parte dela está aprisionada em aquíferos subterrâneos e geleiras. Só 0,26% da água doce da Terra está em lagos, reservatórios e bacias hidrográficas, mais acessíveis ao homem e a atividades econômicas.
Isso significa dizer que apenas 0,0065% da água na Terra é água doce disponível. Em resumo: se toda a água da Terra coubesse em um balde de 10 litros, a água doce disponível chegaria a apenas 13 gotas.
Além disso, o consumo dessas 13 gotas vem crescendo mais que o número de habitantes: no último século, a população mundial aumentou 3,6 vezes (de 1,65 bilhão para 6 bilhões de pessoas), mas o consumo de água cresceu dez vezes (de 500 km³ por ano para aproximadamente 5.000 km³ por ano).
E quais são alguns dos problemas relacionados à água, criados pela população do mundo hoje?
Desperdício e uso em excesso: Nas cidades brasileiras, o maior desperdício se revela nas chamadas “perdas na rede”. É água que sai limpa, tratada e cara da distribuidora, mas que não chega às pessoas, perdendo-se pelas tubulações velhas ou sem manutenção das empresas ou em instalações clandestinas, os chamados “gatos”. 
Além das perdas na rede, os maus hábitos de uso da água também contribuem para o cenário preocupante: “varrer” a calçada com a mangueira, tomar banhos demorados, descuidar de torneiras com defeito são alguns deles. 
Mais do que matar a sede, cozinhar, limpar e se limpar, as pessoas “bebem” muita Água Virtual, que é aquela embutida no processo de produção de produtos e serviços, como por exemplo a produção de cervejas e refrigerantes.
No Brasil, em média no mundo, agricultura, pecuária e indústria consomem nove em cada dez litros produzidos. Da água destinada à agricultura brasileira, apenas 40% é efetivamente usada.
Aumento do custo: Os problemas anteriores levam ao aumento do custo da água tratada. Quanto mais água se consome, se perde, se desperdiça ou se polui, mais será gasto para buscar em novas fontes – em geral, mais distantes – e para tornar potável volumes crescentes de água nas estações de tratamento, volumes que serão desperdiçados e poluídos.
O você o que pode fazer para usar a água adequadamente?



fonte:http://www.akatu.org.br/Temas/Agua/Posts/Agua-por-que-e-necessario-tanto-cuidado-com-ela


por Roberto Andrade



quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Cruz Vermelha promove multirão da visão

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Cruz Vermelha de São Paulo, em parceria com a ONG Provisa – Projeto Visão, Saúde e Cidadania, promove a 3ª edição do Mutirão de Oftalmologia, que acontece na Avenida Moreira Guimarães, em Indianópolis.
Serão oferecidas consultas oftalmológicas, diagnósticos de patologias e encaminhamento para cirurgia e tratamento quando necessário para população de baixa renda.
Também serão disponibilizados serviços de enfermagem, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia capilar. O intuito é fazer uma avaliação do paciente e monitorar casos de diabetes e hipertensão, cujos resultados alterados podem prejudicar diagnósticos.
“Em 2013, mais de 400 pessoas se beneficiaram dos exames oftalmológicos, sendo 40 delas diagnosticadas com catarata e encaminhadas para cirurgia no Hospital das Clínicas de São Paulo”, conclui Aline Rosa gerente dos Projetos Sociais.
Para se consultar, o beneficiado deve fazer agendamento e levar RG, CPF, comprovante de endereço, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e óculos que utiliza. Serão aproximadamente 250 atendimentos para cada dia de mutirão.


Serviço

Mutirão de Oftalmologia
Datas: 29 e 30 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: sede da Cruz Vermelha de São Paulo
Endereço: Avenida Moreira Guimarães, nº 699 - Indianópolis
Telefones para agendamento: (11) 5056-8707 e (11) 5056-8692
Horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


fonte:http://www.cvbsp.org.br/media/interna149.php


por Roberto Andrade








 






quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Reunião de Pais e Mestres 2º Bimestre

Comunicamos aos senhores pais/responsáveis e alunos que amanhã,15 de agosto,haverá Reunião de Pais e Mestres para tratarmos sobre o rendimentos escolar dos estudantes referente ao 2º Bimestre.
Ela se dará nos seguintes horários:

Turma da manhã
07h30 às 10h

Turma da tarde
16h às 18h20

Turma da Noite
19h30 às 21h

Saibam todos que a Reunião de Pais e Mestres é um momento muito importante para a vida escolar do aluno.
Nossa equipe de professores se preparou para falar e também ouvir os pais/responsáveis sobre o andamento do aprendizado dos estudantes.
Você responsável por um ou mais estudantes de nossa escola não deixe de participar!

Equipe Gestora



por Roberto Andrade





Crônica:Mudando um pouco

- Filho! Você precisa mudar. Disse a mãe do garoto.
- Mudar pra quê mãe? Eu estou super legal.
- Sei! Você ta legal é para se dar mal na vida. Depois que você acabou o colégio você não quer saber de mais nada. Agora fica aí o dia inteiro dentro desse quarto só comendo e dormindo.
Essa semana você ficou dormindo na segunda, ficou dormindo na terça, na quarta, na quinta e hoje que é sexta feira, você só saiu do quarto para ir ao banheiro. Ficou dormindo o dia inteirinho. Eu não sei como você aguenta? Quero só ver o que você vai fazer na semana que vem. Desabafou a mulher.
- Pode ficar tranquila mãe. Na semana que vem eu vou fazer um lance diferente.
- Vai?
- Vou!...Quero sair dessa rotina.
- Que bacana filho! O que você vai fazer?
- Vou dormir na sala.


Edilson Rodrigues Silva



fonte:http://recantodacronica.blogspot.com.br/



por Roberto Andrade


Nota de pesar

É com pesar, e com certo atraso, que lamentamos a morte da Iyálorixá mãe Sylvia de Oxalá, líder de um dos mais antigos e tradicionais terreiros de São Paulo, o Axé Ilê Obá, aqui do Jabaquara,que em 1990 foi o primeiro terreiro tombado como patrimônio cultural do Estado de São Paulo.
Além de conduzir o Axé Ilê Obá com dedicação, mãe Sylvia foi intensa lutadora e educadora contra a discriminação e o preconceito, trabalhando pela preservação de patrimônios históricos e culturais de raízes africanas, sem distinção de classe, credo e origem. Sua humildade, sabedoria, importância e força serão lembradas e sua ausência sentida por todos.


A toda a comunidade afro-brasileira o nosso pesar!



Blog Escola Salvador Moya

Festa Recanto Nordestino



porRoberto Andrade

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Oficinas Literárias

Ler transforma vida,transformou a nossa.
Venha participar dessa experiência,pois ao compartilhar um livro ampliarmos ,compreensão e visão do mundo e sobre nós mesmos. Essa é uma oportunidade única e a coragem na busca da superação dos limites é divina, porque afinal,nossa realidade é do tamanho do que podemos ver...
Vamos ver e voar juntos,mais alto,para além das nuvens..


Isso mesmo o CEU Alvarenga oferece Oficinas Literárias para quem deseja ouvir, se apaixonar, compartilhar leituras de livros diversos, todos sábados das 14h às 16h.

Participe!

Ceu Alvarenga
ESTRADA DO ALVARENGA, 3752
PEDREIRA 



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Escultura dos Simpsons em São Paulo

Já sonhou em sentar no sofá dos Simpsons? 
O artista Carlos Primo criou uma escultura de isopor e fibra de vidro com os personagens da série e a deixa exposta em alguns lugares de nossa cidade.

O sofá fica exposto em diferentes pontos da cidade de São Paulo. Durante a tarde, na rua Santa Ifigênia, próximo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e, a partir das 19h e aos domingos, na avenida Paulista, altura do número 2064.
Essa não é a primeira escultura de “Os Simpsons” feita pelo artista. No carnaval de 2013, ele esculpiu o sofá e os personagens em areia na praia do Boqueirão, em Santos.
Não deixe de ir ver e tirar uma foto ao lado dos personagens!




fonte:https://catracalivre.com.br/geral/muito-mais-sao-paulo/indicacao/artista-expoe-escultura-do-sofa-de-os-simpsons-nas-ruas-de-sao-paulo/

Site gratuito do Menino Maluquinho

Que tal rir com as histórias e brincadeiras o Menino Maluquinho?
Desde a publicação do livro em 1980, o Menino Maluquinho – personagem criado pelo cartunista Ziraldo – compartilha suas aventuras com o público infantojuvenil.
Três décadas depois de seu “nascimento”, o pirralho encrenqueiro ainda tem o que contar sobre seus feitos. Para os que ainda não conhecem – ou sentem saudades das aventuras – aí vai uma dica: o site oficial do Maluquinho publica diariamente uma nova tirinha para ser lida gratuitamente.Também encontramos piadas,jogos,curiosidades e muito mais!
Não deixe de acessar!

acesse: http://meninomaluquinho.educacional.com.br/





fonte:https://catracalivre.com.br/geral/quadrinhos/indicacao/todo-dia-e-dia-de-menino-maluquinho/

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vacinação contra a Raiva: responsabilidade de todos nós!

Desde 1982/1984 a população tem levado seus cães e gatos às Campanhas de Vacinação contra a Raiva e isto tem mantido nossa cidade livre da raiva:uma doença séria e incurável.
Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, precisamos todos os anos levar nossos animais e estimação para vacinação.Podemos assim controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.
Anualmente, são realizados cerca de 15 mil atendimentos na rede hospitalar pública por mordedura de cães e gatos. Em media, somente 10% dos casos notificados de agressão são encaminhados para tratamento, em função dos serviços de vigilância, observação domiciliar e remoção do animal para o canil do CCZ.
É importante também que o dono do animal além de guardar o  cartão de vacinação do animal e tenha também o número do Registro Geral Animal RGA. Este cartão ou comprovante é um documento, atestando a vacinação contra a raiva do seu animal, com validade de um ano e necessário para obtenção do RGA.
Caso aconteça algum acidente por mordedura ou arranhadura de cães e gatos. Tome os seguintes cuidados:
  • Lave o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
  • Identifique o animal agressor e seu proprietário;
  • Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
  • Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses, fone 2224-5500 (plantão 24 horas).

Você pode também produrar o Posto de Vacinação Permanente contra a Raiva:
SUVIS SANTO AMARO / CIDADE ADEMAR (mais próximo)
R. Maria Cuofono Salzano, 185 - Jd. Sto Antoninho 
Tel: 5671-4224 
Segunda a Sexta: 9h às 16h.
CCZ- centro de Controle de Zoonoses
R. Santa Eulália, 86 - Santana
Tel: 3397-8978
Segunda a Sexta: 9h às 17h. / Sábado: 9h às 15h.
(Dados atualizado em Julho de 2013) 

Informações: Centro de Controle de Zoonoses 
Solicitação: telefone central da prefeitura: 156

fonte:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/raiva_animal/index.php?p=5435


por Roberto Andrade