segunda-feira, 17 de março de 2014

Lei garante ao idoso gratuidade em onibus da cidade

A partir desta segunda-feira,17/03 todos os cidadãos a partir dos 60 anos podem utilizar os ônibus municipais sem pagamento de tarifa.
O Estatuto do Idoso (Lei federal 10.741), de outubro de 2003, garante gratuidade para pessoas acima de 65 anos e determina que, na faixa etária entre 60 a 65 anos, o critério é estabelecido de acordo com as legislações locais. Neste sentido a Prefeitura de São Paulo regulamentou o benefício na última segunda-feira,14/03, publicado Diário Oficial da Cidade (DOC).
A SPTrans estima que 39 mil homens entre 60 e 64 anos deverão ser beneficiados com a nova lei. Anteriormente, a gratuidade ocorria somente a partir dos 65 anos. Para as mulheres, a legislação anterior já garantia gratuidade a partir dos 60 anos. Com a medida, o subsídio ao sistema terá acréscimo de R$ 57 milhões por ano.
Para usufruir do benefício, o cidadão precisa ter o Bilhete Único Especial. O cadastro para obter o cartão pode ser feito em 24 postos diferentes da SPTrans na cidade, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.
O passageiro precisa levar original e cópia da carteira de Identidade (RG) e comprovante de residência de no máximo seis meses. A foto para o cartão é feita no local, no momento do cadastramento, sem custo. O cartão tem validade anual e deve ser renovado próximo à data de aniversário.
O cidadão a partir dos 60 anos que ainda não tem o Bilhete Único Especial também pode usufruir da gratuidade. Para isso, deve apresentar um documento com foto para o motorista ou cobrador e desembarcar pela porta dianteira. Atualmente, segundo a SPTrans, aproximadamente 600 mil idosos possuem o bilhete na capital.





fonte: Portal da cidade





por Roberto Andrade

quinta-feira, 13 de março de 2014

Curso de Florais Bach

O Centro de Formação Irmã Rita Cavenaghi, nosso vizinho e parceiro,inicia neste sábado, 15/03 estará oferecendo o curso Florais de Bach.
O curso será oferecido pela Irmã Doralina  a cada terceiro sábado de cada mês no horário das 8às 17h.
Pessoas sensíveis ao trabalho da escuta social e  também atentas no cuidado de si próprias, visando o bem estar e melhorando a qualidade de vida, estão convidadas.
O custo mensal é de R$ 60,00 (sessenta reais ) incluso apostila e certificado.
 
Para maiores informações:
 
 
Irmã Doralina telefone 5612-7579

terça-feira, 11 de março de 2014

Seu filho já tem CPF?

Já falamos aqui que no final do ano passado fomos surpreendidos ao preencher o Cadastro do Bilhete Único Escolar.
O sistema da SPTRANS passou a solicitar também o número do CPF do aluno ou de seu responsável.
Então passamos a solicitar aos alunos que ao preencherem os cadastros não esquecessem de colocar mais esse dado.
 
Agora estamos percebendo que o sistema não aceita:
-um único CPF para dois duas pessoas, mesmo sendo menores e utilizem o do responsável.
-o CPF do responsável quando o aluno estiver cursando o 9º ano em diante.

Então diante disso, acreditamos e sugerimos que os senhores pais/responsáveis providenciem o documento contendo o número do CPF para seus filhos o quanto antes. Não sabemos se virão outras mudanças para se obter o benefício.

E sempre bom se antecipar, haja vista que não fomos informados sobre essas mudanças!



a secretaria



por Roberto Andrade